Friday, November 03, 2006

Ilusão cívica

Estação de Campanhã, Porto (não há dúvida que isto de andar de transportes públicos dá pano para mangas). Depois das últimas obras, a CP, a Refer ou quem de direito reformou os caixotes do lixo da estação. Num acto cívico e de apelo ao civismo, os caixotes passaram a ter quatro entradas para que os que passam façam a separação do lixo. Estilizados e engraçadinhos, lá identificam por cores e desenhos os respectivos locais para se colocar o plástico, o papel, o vidro e o lixo orgânico. Perfeito!

Seria perfeito, pois, se cada um dos separadores não desse para o mesmo saco do lixo. Se a ideia é treinar o transeunte, tipo chimpanzé, para a árdua tarefa de separar o lixo, pronto, está alcançado o objectivo. Agora que dirão as criancinhas que aprendem na escola a separar o lixo, são instruídas para passar a mensagem em casa e bombardeadas por anúncios apelativos na televisão? Talvez a CP tenha confiado na falta de perspicácia de quem passa a correr para apanhar o comboio que os leva à vidinha.

E isto é civismo à portuguesa!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bem apanhada, ou no teu caso, bem colhida esta da CP. Se bem percebi, o lixo é separado à entrada mas fica todo junto à saída...
Realmente, só se for para treinar muitos dos símios que viajam nos transportes públicos...

Friday, November 3, 2006 at 8:19:00 AM PST  

Post a Comment

<< Home