Thursday, November 02, 2006

Clube VIP

Hoje é dia de lembrar os fiés defuntos. Vamos lá desbravar o dito dia, hoje calendarizado, apesar de ontem celebrado. Esta coisa de haver dias marcados para se fazer/sentir coisas sempre me arrepiou. Hoje, porque o calendário assim o assinalada, devemos lembrar-nos dos que morreram... Nos outros dias, não? E não devemos limitar-nos à recordação, devemos torná-la pública e notória, numa romaria nada espontânea aos cemitérios.

Arrepio-me, pois. Eu lembro-me todos os dias dos que gosto e já não estão cá, eu vou ao cemitério quando me apetece, num acto íntimo, meu, só meu. Recuso partilhar ou sentir-me socialmente pressionada para o fazer. Ontem, vestiram-se as melhores fatiotas, famílias inteiras fizeram a chamada para ver quais entre eles faltaram à peregrinação anual! Porque tem de ser, escrutinam-se sentimentos pela mera ritualização.

Ah, e só mais uma coisa. Hoje é dia de lembrar os fiéis defuntos. Pergunto eu, os que não eram fiés católicos devem continuar esquecidos? Mais um restritivo clube VIP, sob o sempre nobre e impoluto patrocínio da Igreja Católica!

Sem mais.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Minha cara flor, concordo inteiramente com o que disse. Acresce a esta calendarização hipócrita, o facto de se aproveitar o dia de 1 de Novembro, de todos os Santos, para fazer a peregrinação da dissimulação. É que fazê-la no dia 2, o dia certo, daria trabalho e obrigaria a sacrifícios que aparentemente os entes queridos de calendário não merecem.
Bem-vinda à blogosfera!
Os seus comentários merecerão ampla divulgação e plateia, acredite.

Thursday, November 2, 2006 at 12:21:00 PM PST  

Post a Comment

<< Home